O quitute mineiro é sem dúvidas uma paixão nacional e internacional também. O pão de queijo, nascido em Minas Gerais, em meados de 1700 é uma iguaria brasileira sem outra igual. O pãozinho simples é encontrado em qualquer lugar, seja uma padaria ou um posto de gasolina de estrada. Além disso, hoje em dia vemos o produto em muitas variações: recheado, gourmet, pequeno, grande. Mas você conhece a história do nosso querido pãozinho de queijo?
Existem diversas histórias sobre a criação do pão de queijo, mas algumas são mais contadas do que outras. A teoria mais conhecida fala sobre cozinheiras de fazendas, que passaram a misturar a farinha de mandioca, ou polvilho, com ovos, leite e queijo, criando a típica mistura do conhecido pão de queijo, que diga-se de passagem, é uma espécie de biscoito de polvilho. Outras histórias falam que a criação do pão de queijo é decorrente do período da escravidão, a partir da união de leite e ovos, ingredientes típicos das receitas
portuguesas, com a farinha de mandioca, muito usada pelos índios e nativos do Brasil.
Quais as formas de preparo do pão de queijo?
Existem muitas maneiras de fazer a iguaria deliciosa e com o sabor inconfundível. Por exemplo, algumas receitas levam leite enquanto outras são feitas a base de água. Existe também a versão que leva os dois ingredientes, além de algumas pessoas utilizarem banha de porco e outras optarem pela manteiga ou óleo.
Um dos ingredientes principais é o polvilho, que pode ser doce, deixando o produto mais denso, uniforme e crocante por fora. Há também a opção do polvilho azedo, que tem uma capacidade maior de expansão e deixa os pães mais leves, aerados e, quando frios, sequinhos. E assim como no uso da água e do leite, algumas receitas acrescentam os dois tipos de polvilho.
Quanto aos queijos, é necessário o uso de ingredientes resistentes, mais salgados e saborosos, como o meia cura, o da Serra Canastra, o gruyère ou o parmesão. Embora existam muitas versões da receita e não se saiba, ao certo, qual a receita original do pão de queijo, o segredo está em uma regra obrigatória para qualquer preparação: o uso de itens frescos.
Além disso, o uso de produtos tipicamente rurais, como ovos caipiras com gemas laranjas, que trazem a cor e turbinam o sabor. O polvilho artesanal também possui gruminhos que fazem toda a diferença no resultado.
O pão de queijo como paixão nacional
Desde a década de 1950 é comum ver o pão de queijo em diversos estabelecimentos pelo país. O produto também virou um amor internacional, sendo muito consumido nos EUA e no Japão. Mas, nada contesta a realidade: o pão de queijo é a paixão de todo o brasileiro e é quase uma das nossas maravilhas.
A Topbread trabalha com produtos selecionados para preparar o melhor pão de queijo brasileiro para você. Conheça os nossos produtos e faça já o seu pedido em varejo ou atacado.
17/09/2020